Dica de leitura: Livro “Odeio, logo, compartilho” que aborda fake news e redes sociais

            Em tempos de quarentena, o blog separou uma dica de leitura para quem nos acompanha. É o livro “Odeio, logo, compartilho: o discurso de ódio nas redes sociais e na política” do jornalista e professor de Filosofia, mestre em Comunicação e doutorando em Educação, Ádamo Antonioni.    
            Lançado pela Editora Viseu em 2019, o livro aborda a polarização política que tem gerando brigas entre amigos e familiares nos últimos anos. Diante desse cenário, Ádamo Antonioni elaborou uma análise filosófica das eleições presidenciais de 2018, marcada pelas chamadas fake news (notícias falsas).
Conforme levantamento realizado pelo Congresso em Foco, durante a corrida presidencial, as agências de checagem de informação tiveram que desmentir 123 boatos relacionados aos dois candidatos que foram para o segundo turno, Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). A maioria dessas fake news beneficiaram diretamente Bolsonaro, totalizando 104.  Embora as eleições tenham passado, “a polarização política e fake news ainda dominam as redes sociais. Podendo levar ao fanatismo nas eleições municipais de 2020”, alerta o escritor. Polarização esta que traz novamente para o centro do debate as fake news.
Através de uma linguagem simples, o autor consegue abordar temas presentes no dia-a-dia dos brasileiros, sem deixar de passar pelos pensadores clássicos como Voltaire, Kant, Guy Debord, Sócrates e Platão. O livro foi pensado para todos os públicos, sobretudo, para quem está aberto a dialogar de forma sincera: “No diálogo, não há vencedores nem vencidos, mas um discurso entre amigos que se sabem plurais e reconhecem a necessidade de viver em comunidade (comum unidade), partilhando de uma comunhão (comum união)”, finaliza Antonioni.

Para adquirir o livro, disponível na versão impressa ou e-book, acesse o link:  https://www.eviseu.com/pt/livros/917/odeio-logo-compartilho/ . Ou, nas páginas da Amazon (versão impressa ou e-book).  
Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A intensidade dos sentimentos

Tudo não passou de uma brincadeira